O grupo parlamentar da UNITA, que propôs a realização de uma auditoria "urgente" à dívida pública, que pode ajudar a uma redução do valor, louvou a iniciativa do Governo que admitiu a possibilidade da mesma.

"É um bom sinal do Governo ao admitir essa possibilidade. Agora esperamos ver da acção à prática", disse ao Novo Jornal Online o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, que defende uma auditoria independente.

Na auditoria, de acordo com o deputado Sakala, "tem que haver rigor e transparência para a credibilidade da mesma".

"Uma auditoria clara e séria ajuda o próprio executivo", afirmou, salientando que o seu grupo parlamentar "vai continuar a insistir que a mesma aconteça urgentemente".

A UNITA insiste que "a auditoria permitirá a redução da dívida de forma significativa, tornaria o seu pagamento viável e não penalizaria os contribuintes".

"Esta questão pode também ser utilizada como um verdadeiro teste ao discurso oficial de combate à impunidade e à corrupção", defende o principal partido da oposição.

A dívida pública ultrapassou em 2017 os 67% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

De realçar que a dívida pública, sobretudo a de curto prazo (5,1 biliões de kwanzas), é a principal fonte de instabilidade macroeconómica do país e tem-se manifestado através da redução considerável das reservas líquidas internacionais, na depreciação do kwanza, nos altos níveis de inflacção, no aumento das taxas de juro, na diminuição do investimento privado e contínua dependência do sector petrolífero.