Os contratos foram assinados esta segunda-feira, 03, pelo Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) e os Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), bem como pelas partes envolvidas, Alemanha e China, que vendem as locomotivas, e Espanha, que vai financiar a construção do parque de oficinas, a construir em Catete, município de Icolo e Bengo, na província de Luanda.

O acordo prevê, igualmente, a prestação de assistência técnica durante dois anos às 10 locomotivas, provenientes da Alemanha e da China. A assistência inclui a manutenção das locomotivas e a formação de maquinistas, bem como dos técnicos de manutenção dos equipamentos.

Na cerimónia, que contou com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, o embaixador de Espanha em Angola, Manuel Ruigómez, divulgou que as oficinas serão equipadas com material tecnológico de ponta e que vão criar mais de 100 postos de trabalho directos e indiretos.

O contrato para a aquisição das 10 novas locomotivas à Alemanha e à China, que vão circular no troço Bungo/Baia, na província de Luanda, foi assinado pelo INCFA e pelo consórcio de empresas Andrade Gutierrez e Zagope Angola.

O Governo adquiriu, desde 2007, 102 novas locomotivas, tendo 23 sido compradas à China, e 79, de um total de 100, à norte-americana General Eletric, que terá ainda de entregar 21.