Por volta das 17:00 locais - o Brasil tem diversos fusos horários - já os eleitores terão feito a sua escolha, praticamente todos, porque sendo obrigatório o voto no país, a abstenção é historicamente baixa, embora o mesmo não se diga dos votos nulos ou em branco. Os resultados serão conhecidos horas depois do fecho das secções de voto, o que ocorrerá no último local a fechar, por volta das 21:00 de Luanda, no estado do Acre.

Na pole position, definida pelas mais recentes sondagens, parte Jair Bolsonaro, com 35% das intenções de voto, apesar do seu passado repleto de declarações onde defende pontos de vista fascistas - defendeu vigorosamente a ditadura militar que geriu o Brasil entre 1964 e 1985 -, racistas e homofóbicos, tendo dito que só a falta de educação das famílias permitia que os seus filhos casassem com gays e negros.

Logo atrás do candidato do Partido Social Liberal (PSL), aparece Fernando Haddad, do PT de Lula da Silva, com 22%.

Se nenhum dos candidatos conseguir 50% mais um dos votos entrados em urna, uma segunda volta terá lugar dentro de três semanas, onde será eleito aquele que obtiver mais votos.