O jovem suspeito, de nome Nikolas Cruz, é um antigo aluno da escola secundária Marjory Stoneman Douglas, que tem cerca de 3 000 alunos, de onde, segundo relatos da imprensa local, tinha sido expulso por razões disciplinares.

As razões para o tiroteio ainda não foram esclarecidas pela polícia mas existem algumas evidências de que a forma como foi expulso da escola poderá estar relacionada com esta tragédia, mais uma na longa lista de ataques mortíferos a escolas nos Estados Unidos da América.

Ataque após ataque, o sistema político nos EUA não tem conseguido encontrar forma de derrotar o poderoso lobby das armas, impondo, contra a vontade férrea desta indústria, regras para restringir o acesso a, por exemplo, espingardas automáticas em tudo semelhantes às armas de guerra, que são hoje extremamente fáceis de adquirir em vulgares lojas de rua.

Este é o ataque mais mortífero desde 2002 numa escola norte-americana, quando 26 pessoas foram mortas na escola Sandy Hook, no estado do Connecticut.

Citado pelos jornais locais online, o xerife local, Scott Israel, descreveu o início do ataque, onde Cruz matou três pessoas no exterior da escola, antes de entrar e matar mais 12 de imediato, tendo duas acabado por falecer mais tarde no hospital, onde ainda estão pelo menos três em estado considerado muito grave.

Para conseguir um maior número de pessoas ao alcance da arma que empunhava, o indivíduo fez disparar um alarme de incêndio, o que levou os jovens estudantes para os corredores, onde o homicida, que tinha sido expulso por questões disciplinares, embora sem detalhes, os aguardava.

O atirador foi detido cerca de uma hora depois, numa localidade próxima, sem oferecer resistência, tendo a polícia iniciado investigações, nomeadamente procurando nas redes sociais indícios para os seus motivos, tendo encontrado, segundo o xerife Israel, "informações muito perturbadoras".

Algumas dessas informações são fotografias de Nikolas Cruz em pose com armas no Instagram.

Os relatos dos alunos que conseguiram escapar são em tudo semelhantes aos de outras situações semelhantes, com fugas precipitadas para o exterior, jovens alunos escondidos debaixo de cadeiras e mesas, em arrecadações, à espera de socorro...

Falta, para se perceber as motivações trágicas de Nikolas Cruz, como de resto sucedeu noutras situações, saber a forma como foi expulso, que tipo de personalidade tem, como era tratado pelos restantes alunos, e pelos professores, como surgiu a sua ligação às armas com que posava nas redes sociais...

Informalmente, sabe-se que a sua expulsão ocorreu depois de se ter envolvido numa cena de pancadaria.

O jovem tem ainda registo de problemas familiares. Os seus país biológicos morreram e foi adoptado, com um irmão, por uma família, com a qual se deslocou para residir na área da escola onde ocorreu a tragédia.