Escrevo a respeito de vários assuntos da actualidade, mais acerca dos acontecimentos e mistérios que nos apoquentam, do que das circunstâncias que nos alegram e convocam a esperança. Neste caso, abordo os factos que, por serem raros, surpreendem a sociedade e proporcionam uma fatia, ainda que pequena, daquela dose de satisfação que as pessoas exigem e reclamam todos os dias.

Quando escrevo, independentemente do tema que tomo em mãos, penso nesta terra sacrificada e nas pessoas que acolhe. Naquelas que com ela padecem e nas que, deliberadamente, a tornaram mártir. Os indivíduos, pelo que foram ou são, pelo que fazem ou fizeram, ocupam um espaço privilegiado nas minhas crónicas, tornando-se bastas vezes, para além dos heróicos, também por actos simples, igualmente valorosos, os principais personagens dos temas que exploro.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)