Este evento trará grandes benefícios, em especial no que concerne à capacidade de reforçar a coesão, liderança e unidade no comando, na tarefa de melhorar o que está bem e corrigir o que está mal. Porém, em sentido inverso, trará maiores responsabilidades, uma vez que, a partir deste momento, como político, será considerado politicamente responsável pelos resultados da acção governativa, para o bem e para o mal. Quanto maior o poder, maiores as responsabilidades.

A acumulação da Chefia do Estado e do Partido trará grandes desafios a JL. Do ponto de vista partidário, além dos desafios de consolidação da afirmação interna, de rejuvenescer as estruturas directivas, reforçar o processo democrático interno, bem como, o mais intrigante deles, o de como vai eliminar a influência negativa de certos militantes, que recorrem usualmente às más práticas, que prejudicam o país e o MPLA, num contexto de transição, onde JL herda um partido com várias virtudes, mas também, com muitos vícios e pessoas (algumas) viciadas. Assim, somos instados, pela presente artigo, a reflectir, do ponto de vista da análise académica, nos Sete Principais Desafios de JL como Presidente do MPLA.

*Docente de Direito Africano

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)