"Pretendi produzir algo que se identificasse com o Novo Jornal, e a proposta de concepção do troféu impunha isso mesmo: um desafio que transformasse a ideia em matéria". A explicação é de Sozinho Lopes, o artista plástico angolano convidado pelo NOVO JORNAL, sobre o desafio de criar uma peça única para homenagear as personalidades que contribuem para o progresso de Angola.
SOZINHO LOPES nasceu em 1976, na província do Uíge. Formado pelo Instituto Nacional de Formação Artística, é igualmente bacharel em língua inglesa. Pintor e escultor de especialidade, o artista é vencedor de vários prémios, entre os quais se destacam o Prémio SONA - Desenhos na Areia, do Prémio Martin Luther King Jr. & Rosa Parker, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em Luanda. É vencedor ainda do Prémio Cidade de Luanda, na categoria de Pintura, no qual obteve também uma Menção Honrosa. É vencedor do 1.º Grande Prémio de Pintura e do 1.º Grande Prémio de Escultura, ambos do ENSA Arte. É também vencedor do 2.º Grande Prémio de Pintura e de Escultura do ENSA Arte.
Os troféus serão entregues aos vencedores na primeira Gala NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO" (em data a anunciar), um grande evento que irá marcar anualmente a agenda cultural de Angola.


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]