Em relação aos designados "independentes" (que não estão representados em nenhum partido na coligação), Abel Chivukuvuku afirmou que estes vão desaparecer e ficarão os partidos que compõem a CASA-CE, considerando ser legítima a criação do novo partido, o Podemos-JA.

Os independentes na CASA-CE são Abel Chivukuvuku (ex-líder do grupo parlamentar da UNITA), Lindo Bernardo Tito (ex-líder do grupo parlamentar do PRS), e André Mendes de Carvalho (Almirante reformado da Marinha da Guerra).

Reunido no distrito urbano do Rangel com seus membros, Chivukuvuku apresentou os objectivos da CASA-CE, que passam pela unidade, a estabilidade e a funcionalidade dos órgãos da coligação e a participação nas eleições autárquicas, onde a coligação espera eleger alguns membros como autarcas.

Recorde-se que, recentemente, os líderes de partidos políticos que integram a CASA-CE divergiram quanto à entrada da nova formação política Podemos-JA (Juntos por Angola) na coligação.

O vice-presidente da CASA-CE, Alexandre Sebastião André, foi contra a criação do Podemos-JA, formação política criada para absorver os apoiantes independentes da CASA-CE que não se revêem em nenhum dos seis partidos que integram a coligação.

Alexandre Sebastião André, que foi uma das vozes críticas na transformação da CASA-CE em partido político, é também contra a ideia de um grupo de apoiantes da coligação criar uma formação política com personalidade jurídica própria para defender o direito de outros integrantes até aqui apartidários.

"É normal e legítimo um grupo de cidadãos que não se revêem num partido ou coligação formar um ente jurídico novo. Mas, no caso do Podemos-JA, não é legítimo, porque está a ser criado por cidadãos que já são militantes da coligação, com cargos de direcção na CASA-CE e representando a coligação em órgãos públicos do Estado", argumentou na altura Alexandre Sebastião André.

A CASA-CE foi criada a 3 de Abril de 2012, quatro meses antes das eleições gerais, que estavam programadas para Agosto de 2012. Do ponto de vista legal, a CASA-CE é uma coligação de quatro partidos políticos, nomeadamente: PALMA, PPA, PNSA, PADDA - AP, Bloco Democrático e PDP-ANA.