Adalberto da Costa Júnior, em exclusivo ao Novo Jornal, considerou estas acções negativas, uma vez que, apesar de a pobreza estar a agudizar-se no país, ainda usam os jovens para a campanha eleitoral antecipada.

"É verdadeiramente vergonhoso o uso dos jovens para as campanhas eleitorais antecipadas e, com certeza, com recurso aos fundos públicos", criticou o líder do "Galo Negro", que endente ser um assunto pertinente que merece esclarecimentos.

Sobre as críticas do líder do MPLA na recente reunião do Bureau Político (BP), segundo as quais o discurso da oposição tem sido de "mentiras", Adalberto negou tecer comentários, tendo revelado não ser sua prática reagir a comunicações partidárias.

"Ele falou aos militantes do MPLA, no encontro do BP que dirige. Foi um discurso partidário, por isso não posso comentar", disse.

O político questionou o balanço do processo de combate à corrupção, tendo o seu partido solicitado, recentemente, ao Chefe de Estado a partilha dos resultados do processo de repatriamento de capitais, mas infelizmente não existe este balanço.

"As igrejas também pediram, mas não foram disponibilizados estes dados", revelou.

Numa altura em que o país está a viver dificuldades, este dinheiro, acrescentou o dirigente, poderia suportar os programas, como da cesta básica, para abastecer as populações, evitando que elas saíssem de casa desnecessariamente".

Para o actual presidente da UNITA, "todos devem devolver os dinheiros desviados ao Estado", acentuando que "há nomes de quem ninguém fala".

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)