Neste mesmo incidente três dos elementos locais do maior partido da oposição ficaram gravemente feridos, acrescentou o deputado da UNITA David Kissadila.

O "Galo Negro" assegura que antes da deslocação pediu apoio policial ao comando provincial da Polícia Nacional no Kuando-Kubango, mas este recusou, alegando que o faria no local de destino e não no percurso.

Entretanto, o líder do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, acusou directamente o "regime" de estar por detrás deste ataque à caranava do partido do "Galo Negro".

No seguimento destas declarações, o dirigente da UNITA diz que o MPLA tem estado a tentar inviabilizar as suas jornadas parlamentares no país inteiro e que este episódio trágico "demonstra isso mesmo".

Liberty Chiyaka disse que o partido no poder apenas mostrou a sua "garra" inimiga.

Segundo a UNITA, para além dos feridos, houve danos materiais e considera "muito grave" a situação que os seu deputados e membros da delegação da UNITA viveram esta manhã de sexta-feira, 12.

O "Galo Negro" acusa o Governo de usar os órgãos dos Estado para inviabilizar as actividades do seu partido e promete responsabilizar os culpados.

A UNITA promete trazer a público outros desenvolvimentos a respeito deste ataque que vitimou mortalmente um dos seus membros.