"Queremos obra feita", disse João Lourenço, salientando que "é preciso fazer coisas em concreto".

"Já fizemos muitos discursos", afirmou o Chefe de Estado, para pedir a Vera Daves, a Ana Paula Tuavanje Elias, e aos também empossados Archer Mangueira (Governador da província do Namibe), Osvaldo Mufinda (secretário de Estado para as Finanças e Tesouro) e António Manuel (vice-governador do Bié para o Sector Político, Social e Económico), para tornarem "os departamentos ministeriais que vão dirigir mais eficientes do que foram até agora".

João Lourenço esclareceu que decidiu fazer "uma pequena remodelação do Executivo em áreas chave sem desprimor para quem sai", com o objectivo de procurar maior eficiência no desempenho das instituições que devem servir o País.

Jovens mulheres à frente de duas das mais difíceis pastas do Governo

Vera Daves, a primeira mulher a ocupar de ministra das Finanças na história do País, considerou a nomeação uma "honra e uma dupla responsabilidade, por ser mulher e jovem de 35 anos", apontando como prioridade a continuação da consolidação fiscal, "para assegurar indicadores de boa saúde financeira do Estado que se reflictam no bem-estar das populações".

A nova ministra garantiu estar em curso "um amplo processo de modernização da forma como se gerem as finanças públicas" e prometeu maior divulgação sobre a implementação do IVA.

"A responsabilidade pela despesa pública é de todos e de cada um dos gestores das unidades orçamentais", lembrou Vara Daves, acrescentado que "a má despesa é o mais insuportável de todos os impostos".

Já a ministra da Educação, Ana Paula Tuavanje Elias, que substitui Maria Cândida Pereira Teixeira no cargo, indicou como uma das prioridades do seu mandato a melhoria da qualidade do ensino. A reforma educativa e a formação dos docentes do ensino secundário serão algumas das suas prioridades.

"Queremos apostar nesta vertente e zelar pela reforma educativa, em especial no desafio que representa a monodocência" (níveis de ensino com um só professor para todas as disciplinas) para "alavancar a qualidade do próprio ensino", afirmou.

De lembrar que na véspera, terça-feira, 09, o Presidente da República exonerou Archer Mangueira e nomeou Vera Daves, até à data secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, para o cargo de ministra das Finanças.

Archer de Sousa Mangueira detinha a pasta das Finanças desde 2016, nomeado por José Eduardo dos Santos. Foi reconduzido no cargo por João Lourenço em 2017.

Archer Mangueira vai agora ocupar o cargo de governador da província do Namibe, deixado vago por Carlos da Rocha Cruz.

A nova ministra das Finanças é licenciada em economia pela Universidade Católica de Angola e foi presidente da Comissão de Mercado de Capitais entre Setembro de 2016 e Outubro de 2017, antes de ocupar o cargo de secretária de Estado para as Finanças e Tesouro.

O Chefe de Estado afastou também a ministra da Educação, Maria Cândida Pereira Teixeira, que estava à frente do Ministério desde 2017, substituindo-a no cargo por Ana Paula Tuavanje Elias, até agora chefe do sector de estudantes da Embaixada de Angola em Portugal.