Durante quatro dias, que terminam na próxima quarta-feira, 21, o ministro da Defesa, João Lourenço, vai discutir, em Seul, capital da Coreia do Sul, temas como a cooperação na indústria da defesa e intercâmbios envolvendo altas patentes militares.

O programa da viagem está a ser marcado pelo primeiro encontro, em 24 anos de relações diplomáticas entre Angola e Coreia do Sul, dos ministros da Defesa angolano e sul-coreano, celebrado hoje em Seul.

No final da reunião, fonte oficial da Defesa sul-coreana, citada pela imprensa local, revelou que "Angola manifestou esperança na cooperação entre as Marinhas dos dois países, tendo em conta que tem interesse em aumentar o seu potencial naval".

Para além das conversações militares, João Lourenço, apontado como candidato à sucessão de José Eduardo dos Santos na presidência, tem previsto um encontro com o Ministro das Relações Exteriores sul-coreano.

A aproximação de Angola à Coreia do Sul surge na sequência do afastamento da Coreia do Norte, até há pouco tempo o aliado preferencial do país nessa zona do globo.

O distanciamento de Luanda em relação a Pyongyang forja-se desde o início do ano, com o apoio angolano à aprovação, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de sanções contra a Coreia do Norte, devido à realização de testes nucleares.