A decisão de distinguir o Chefe de Estado angolano partiu de uma proposta do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, para quem a passagem de João Lourenço pelos Paços do Concelho "muito dignifica e honra o município, a cidade e os seus habitantes".

Mais do que destacar a importância da personalidade, o autarca sublinhou a relevância das relações entre países para justificar a homenagem a João Lourenço, referindo-se à "cooperação existente a nível político e diplomático, entre Portugal e Angola, quer bilateral, quer multilateralmente, no âmbito da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como os laços de amizade que unem os dois povos".

A proposta de atribuir a Chave de Honra da Cidade de Lisboa ao Presidente da República assenta também nas "relações existentes entre Lisboa e Luanda, concretizadas no Acordo de Geminação entre as duas cidades a 11 de Outubro de 1988", e nas "afinidades existentes a nível bilateral, cultural e institucionalmente, e multilateral, no âmbito da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa".

A Chave de Honra da Cidade de Lisboa é um galardão municipal destinado a distinguir personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que, pelo seu prestígio, cargo, acção ou relacionamento com Lisboa, sejam considerados dignos dessa distinção.

A homenagem vai acontecer na próxima quinta-feira, 22, o primeiro de três dias da visita de Estado que João Lourenço vai realizar a Portugal.