A cerimónia de transladação dos restos mortais do fundador da UNITA, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, no Moxico, e enterrados provisoriamente no cemitério do Luena pelas tropas governamentais, deveria ter tido lugar no passado dia 06 mas os atrasos registados no envio para a UNITA dos testes laboratoriais levou a que esse momento fosse adiado sine die.

O secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Victorino Nhany, assegurou, no entanto, que o partido fundado por Jonas Savimbi "ainda têm confiança" que as ossadas exumadas pelo Governo, no Luena, província do Moxico, pertencem a Jonas Savimbi.

"O Governo exumou os ossos do nosso líder e garante que são mesmo dele, nós vamos ver para crer. Caso existam dúvidas, como, por exemplo, haver resultados desencontrados entre os laboratórios onde os testes estão a ser realizados, não vamos enterrar restos mortais que não temos a certeza que sejam do fundador do nosso partido", acrescentou.

Os restos mortais deJonas Savimbi, se tudo correr bem, serão trasladados para a sua terra natal, Lopitanga, Andulo, província do Bié, como o próprio disse querer quando ainda em vida.

Segundo Victorino Nhany, o seu partido também está a fazer um trabalho paralelo em alguns laboratórios para confrontar os resultados.

Inicialmente, os testes laboratoriais deveriam ter resultados prontos em 25 dias, o que não aconteceu, começando esse atraso a gerar alguns rumores sobre a possibilidade de as ossadas retiradas do túmulo de Savimbi, no Luena, não serem dele.

"Vamos esperar que o processo corra bem, para que o ex-líder e fundador tenha um funeral condigno", concluiu.

A cerimónia de exumação e recolha de amostras dos restos mortais do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, realizou-se no mês de Fevereiro, no Luena, província do Moxico.