Apesar de os jovens terem como alvo principal da sua fúria, apedrejando diversos carros, como confirmou fonte policial ao Novo Jornal Online, a manifestação foi realizada quando o vice-Presidente, Bornito de Sousa, se encontrava no local.

Sem que se conheçam os organizadores da manifestação contra Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", que é também o representante máximo do MPLA na província de Malanje, como seu 1º secretário, este tem sido alvo de críticas por parte de alguns sectores, como os professores, sendo contestado igualmente, entre outros, pela má qualidade da recolha de lixo na cidade ou ainda pelas estradas esburacadas.

A manifestação, que envolveu queima de pneus nas ruas da cidade e destruição de bens públicos, embora sem grande expressão, foi dispersa pela Polícia Nacional, como confirmou ao Novo Jornal Online fonte do comando provincial, sustentando a intervenção pela existência de "crime de arruaça".

Entretanto, o Novo Jornal Online confirmou a existência de detidos pela polícia mas não foi possível averiguar o número de jovens levados pelas autoridades, que intervieram perante a inexistência de autorização para a concentração.

No cargo desde 2012, pela mão de José Eduardo dos Santos e, desde Setembro último, indicado pelo Presidente João Lourenço, "Kwata Kanawa" integrou, até chegar ao actual cargo, o Governo como ministro dos Assuntos Parlamentares e foi durante vários anos responsável pela comunicação do MPLA.