Aprovada pelo Bureau Político do MPLA a 26 de Janeiro, a agenda política do partido no poder foi ontem apresentada pelo seu secretário-geral, Paulo Kassoma.

Falando na província de Malanje, o responsável reafirmou o compromisso dos "Camaradas" com a definição de um calendário autárquico.

Segundo Paulo Kassoma, o grupo parlamentar do MPLA vai submeter ao Parlamento "um conjunto de tarefas que reputa essenciais para a realização exitosa das eleições autárquicas".

O plano de acção assenta em quatro pontos, a começar pela avaliação dos municípios com melhores condições para a implementação das autarquias locais, com base em dados como a situação dos recursos humanos, financeiros e infra-estruturas.

As tarefas incluem também a promoção da "realização do processo de delimitação territorial, definindo correctamente os limites territoriais de cada circunscrição autárquica".

O partido no poder considera igualmente vital "concluir o estudo sobre o potencial de elevação de comunas a municípios e apresentar propostas concretas nesse sentido".

A lista de encargos autárquicos elaborada pelo MPLA prevê ainda que se favoreça "a discussão e a adopção da legislação de suporte a realização das eleições autárquicas".

Na sua intervenção, Paulo Kassoma lembrou que "o MPLA tem a elevada responsabilidade de criar todas as condições para garantir o cumprimento das promessas eleitorais que fez.