O convite para o Chefe de Estado fazer um discurso no parlamento português, durante a sua visita àquele país, foi acordado entre os representantes institucionais portugueses: presidente da Assembleia da República, Governo e Presidente da República.

A visita oficial do Presidente da República (PR), João Lourenço, foi anunciada oficialmente no dia 10 de Setembro pelo ministro das Relações Exteriores.

Este é mais um passo para a normalização das relações entre os dois países, que como lembrou o Chefe de Estado durante a visita do primeiro-ministro português a Angola, no passado mês de Setembro, "são históricas, seculares e com uma profunda carga afectiva, de amizade e solidariedade entre seus povos".

"Há entre Angola e Portugal uma relação entre dois Estados independentes e soberanos que se respeitam e cujos Governos têm a responsabilidade de traçar políticas que garantam uma cooperação sólida em variados domínios e o estreitamento dos laços de amizade e de cooperação económica", afirmou o PR.