A seca na província do Cunene atinge 178 mil famílias, num total de 857 mil pessoas e estão mapeadas cerca de 436 localidades em estado crítico.

Pela mesma situação, estão afectadas, neste momento, 276 escolas, onde estão matriculados 54.490 alunos.

A UNITA defendeu esta quinta-feira que "o Presidente da República deve declarar estado de emergência na região, onde milhares de pessoas enfrentam uma crise alimentar sem precedentes".

A deputada da UNITA, Navita Ngolo, que esteve no Cunene para preparar as VIII jornadas, disse aos jornalistas que das 35 mil toneladas de produtos diversos que a província precisa mensalmente, apenas recebe mil.

O Cunene é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região sul do País. A sua capital está na cidade de Ondijiva , no município de Cuamhama .

Segundo as projecções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto nacional de Estatística , a província conta com uma população de 1, 12 milhões de habitantes e uma área territorial de 78.342.

A província compreende os municípios de Cahama, Cuanhama, Curoca, Cuvelai, Namacunde e Ombadja.

Isaías Samakuva vai orientar a sessão de abertura das oitavas jornadas do Grupo Parlamentar da UNITA, que vão decorrer de 9 a 14 de Setembro nas províncias da Huila e Cunene.