Esta é mais uma das muitas visitas de curta duração que o Presidente centro-africano realizou a Luanda nos últimos dois anos, contando com Angola como um dos pilares de sustentação do seu poder fortemente sob pressão dos grupos de guerrilha que procuram assaltar o seu poder em Bangui desde quer foi eleito pela primeira vez em 2016.

Reeleito em Dezembro do ano passado, Touadéra foi acusado pela oposição de fraude eleitoral em larga escala mas a sua vitória acabou confirmada pelo Tribunal Constitucional de Bangui e pelas organizações sub-regionais e internacionais, como a Conferência Internacional para os Grandes Lagos (CIRGL), pela CEEAC e mesmo pelas Nações Unidas, que dispõem de uma missão robusta na RCA em apoio ao seu Governo.

Touadéra está a ser ainda fortemente contestado por guerrilhas que acusa de estarem a ser apoiadas pelo antigo Presidente François Bozizé, impedido que foi impedido de se candidatar nas eleições de 2020 pelo TC.

Perante tanta pressão, Faustin Touadéra tem encontrado em João Lourenço um importante aliado e o Chefe de Estado angolano, na qualidade de líder da CIRGL já realizou duas mini-Cimeiras de Chefes de Estado em Luanda para procurar caminhos que conduzam à estabilização e pacificação da RCA.

A par desse processo de estabilização, Touadéra conta ainda com Angola para consolidar a economia centro-africana através da indústria mineira, contando para isso com alguns acordos assinados com empresas estatais angolanas na área da exploração de recursos naturais.

Não foram, no entanto, divulgados os pontos da agenda desta deslocação de Touadéra a Luanda.