Segundo a edição online do jornal luso, num artigo com acesso exclusivo para assinantes, a IGAE está a "passar "a pente fino" as contas de vários organismos públicos", processo ordenado pelo Presidente da República, João Lourenço.Na sequência das acções inspectivas, "as contas bancárias do vice-Presidente do Parlamento, Higino Carneiro, ex-governador da província de Luanda, e do deputado Manuel Rabelais, ex-ministro da Comunicação Social, foram congeladas", avança o Expresso.

Recorde-se que, na semana passada, a IGAE alertou para a existência de gastos de mais de 115 milhões de dólares por justificar, nas contas de 2007 do antigo Ministério das Obras Públicas, à época tutelado por Higino Carneiro.

O órgão de controlo da Administração do Estado, através do seu director do Gabinete de Inspecção, Tomás Gabriel, revelou mesmo que "o ministro na altura disse que não tinha tempo para dar justificações".

Para além de Higino Carneiro e de Manuel Rabelais, o Expresso aponta que o ex-ministro dos Transportes também está na berlinda, podendo igualmente ficar com os movimentos bancários condicionados.

Citando fonte do Ministério das Finanças, "que pediu para não ser identificada", o semanário português adianta que sobre Augusto Tomás pendem "graves suspeitas de gestão danosa e apropriação ilícita de bens públicos".

O Expresso refere ainda que o "pente fino" orientado pelo Chefe de Estado visa, entre outras entidades públicas, a EPAL, governos provinciais, e o Conselho Nacional de Carregadores, departamento afecto ao Ministério dos Transportes.

De acordo com o jornal luso, esse Conselho "funcionava como uma espécie de "saco azul" da antiga liderança do sector", conduzida por Augusto Tomás.