"Um dos nossos compatriotas foi sequestrado na semana passada em Luanda por criminosos não identificados, e detido durante quatro dias", informa a representação diplomática francesa, através de um comunicado.

Apesar de se congratular com o desfecho da história, adiantando que a vítima acabou por ser libertada no passado sábado, a embaixada nota que "este acontecimento dramático marca uma nova etapa na evolução da situação de segurança" na capital angolana.

Por isso, "enquanto as autoridades policiais não desmantelarem os grupos responsáveis, a Embaixada de França desaconselha a utilização da Via Expressa entre o Benfica e o Estádio 11 de Novembro", a menos que o trajecto se faça com segurança armada ou em caravana.

"Esta medida de segurança será alterada em função da investigação policial em curso e dos resultados que a mesma venha a produzir", assinala a representação diplomática, reiterando: "As empresas presentes no país devem ter este risco de sequestros em consideração", até que se encerrem as investigações.