"O sistema de informação em Saúde em Angola não funciona. E temos agora um sério problema com o Fundo Global, que disponibilizou cerca de seis milhões de dólares ao Ministério da Saúde para apoiar Angola no funcionamento no sistema de informação de saúde e, infelizmente, o tempo de vida útil do projecto acabou e o dinheiro não foi gasto", lamentou António Coelho, no encontro mensal da ANASO, realizado esta quarta-feira, 22.

Segundo o responsável, citado pela agência Lusa, o desperdício do financiamento do Fundo Global indica que "há também aqui um problema de falta de vontade para fazer as coisas acontecerem".

O secretário-executivo da ANASO alerta que Angola tem "problemas sérios" de dados sobre o VIH/SIDA, por falta de estudos.

"Algumas vezes, quando estamos na comunicação social, falamos de uns dados e o Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS) fala de outros, mas, a verdade é que estamos todos a falar de estimativas", assinala.

As discrespâncias tornam-se ainda mais acentuadas quando comparadas com os dados revelados lá fora, aponta António Coelho, dando como exemplo a última conferência internacional, realizada este ano na Holanda sobre VIH/SIDA, na qual algumas pessoas apresentaram dados sobre Angola bastante diferentes dos que são divulgados pelas autoridades nacionais.

"As pessoas vêm a Angola, realizam estudos, têm vários dados, que o próprio Governo não tem. E nós, organizações da sociedade civil, temos estado a empurrar o Governo, olhando para a experiência dos outros países da região, para que realize estudos nos próximos tempos junto da população em geral, para deixarmos de trabalhar com estimativas", diz.

Para inverter este quadro, a ANASO pretende realizar, no próximo mês de Setembro, o "Ateliê sobre a Produção de Informação e Uso de Dados", em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística.