Falando durante um encontro com os deputados da 6.ª Comissão da Assembleia Nacional, de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, ontem, 2, em Luanda, o responsável alertou para os constrangimentos que a actividade do INAAREES tem causado à Ordem dos Médicos.

"Temos acima de 50 documentos falsos reconhecidos pelo INAAREES, que a Ordem dos Médicos não vai avaliar por não reconhecer idoneidade. O INAAREES não está a cumprir com a missão para qual foi criado", lamentou o bastonário Carlos Alberto Pinto de Sousa, em declarações citadas pelo Jornal de Angola.

O representante dos médicos acusa ainda o INAAREES de equipar os cursos de Veterinária e de Medicina. "O curriculum do veterinário é completamente diferente do de Medicina e o INAAREES reconheceu. O INAAREES não tem credibilidade para avaliar a nível da área médica porque não tem, nos seus órgãos, médicos para avaliação dos currículos de Medicina", reforçou o responsável.

Carlos Alberto Pinto de Sousa apelou aos deputados para colocaram cobro a esta situação, lembrando as particularidades da certificação na área médica, que deve ser feita entre pares.

Para o bastonário esse processo deve envolver apenas o Conselho Científico das Unidades Orgânicas das Faculdades ou a Ordem dos Médicos de Angola.

Ainda sobre os documentos falsos, o responsável esclareceu que a maioria provém de médicos estrangeiros. "Os médicos angolanos não têm a cultura de falsificar documentos, o problema está com os que vêm do exterior", disse.