Ao Novo Jornal, o director de comunicação institucional e imprensa do MININT, subcomissário Waldemar José, salientou que muitos cidadãos ligam apenas para saberem se o CISP funciona e se é o terminal que se pode utilizar para o Coronavírus/Covid- 19, sem apresentaram preocupações.

Nas últimas 24 horas, referiu o subcomissário, o terminal 111 rastreou 16.660 chamadas e, desse número, apenas 958 foram ligações válidas e mais de 15 mil chamadas invalidas.

Segundo o director de comunicação institucional e imprensa do MININT, as ligações válidas são aquelas em que o cidadão apresenta as preocupações, que são aceites pelos técnicos.

De acordo com Waldemar José, o recurso ao terminal 111 deve acontecer apenas para tratamento de questões de emergência.

O responsável lamentou o facto de a linha estar a ser congestionada para se confirmar apenas a sua operacionalidade.

"Estamos com muitas chamadas em espera porque há centenas de chamadas a serem efectuadas somente para perguntarem se é para este número que devem ligar caso haja alguma denúncia sobre a COVID-19", afirmou.

Waldemar José salientou que o terminal 111 tem disponíveis para atendimento ao público, em Luanda, 64 linhas em simultâneo, desse número estão disponibilizadas 16 linhas para atendimento de denúncias sobre a COVID-19.

"Pedimos à população que não façam o uso indevido do terminal de emergência 111. A situação do Covid-19 é séria, então sejamos sérios", esclareceu.