Dos 100 passageiros que têm lugar normalmente nas carruagens, agora, de forma a minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, apenas 50 podem seguir viagem.

O CFL informam ainda que estão suspensos por tempo indeterminado todos os comboios para o Município do Dondo, na província do Kuanza- Norte, e que reduz de 17 para oito a frequência diária dos comboios suburbanos.

Na mesma nota, o Caminho-de-Ferro de Luanda informa que os comboios de longo curso, Luanda-N"Dalatando e Malange vão continuar a circular, ficando, no entanto, uma eventual alteração a depender da evolução da situação epidemiológica do Coronavírus/Covid-19.

Em declarações ao Novo Jornal, o porta-voz do CFL, Augusto Osório, salientou que face a esta situação, os comboios suburbanos sofreram alterações nos horários, ou seja, os comboios das 05:30, que tinha o seu término às 20:00, vão passar a circular às 06:30 com término às 18:00.

Entretanto, Augusto Osório explicou também que a direcção do CFL decidiu cortar a circulação de comboios para Baia (no km 30) e Catete, enquanto durar esta situação.

Quanto à circulação dos comboios de longo curso, Luanda-N"Dalatando e Malange, o porta-voz do CFL explicou que o mesmo vai manter-se por se tratar de uma linha importante para o transporte de mercadorias, fundamentais para manter a economia nacional activa.

Augusto Osório contou ainda que estão a ser criadas as condições necessárias para que os passageiros possam de forma correcta fazer a lavagem das mãos com água e sabão à entregada e saída dos comboios.

O CFL realiza diariamente 17 viagens de comboio suburbano de passageiros, transportando nos três serviços perto de seis mil pessoas que pagam 500 kwanzas em 1º classe, 200 na 2º e 30 kz, na 3º classe.