A equipa é composta por especialistas de Saúde de diferentes especialidades médicas e recebeu treino especializado sobre as características da pandemia e os meios para enfrentá-la, escreve a Embaixada de Cuba em Angola num comunicado enviado às redacções.

Os médicos cubanos serão recebidos pelas autoridades angolanas e pelos funcionários da Embaixada de Cuba em Angola no Aeroporto 4 de Fevereiro.

Com este primeiro grupo, chegam mais 20 médicos da mesma nacionalidade que regressam ao País depois do gozo de férias em Cuba.

A ministra da Saúde garantiu que os especialistas cubanos vão ser distribuídos pelos 164 municípios, onde também se pretende garantir uma melhor prestação de serviços de saúde para a prevenção contra a COVID- 19.

No início do mês, a ministra tinha anunciado, durante a habitual conferência de imprensa que actualiza diariamente o quadro da pandemia no País, que o Governo havia solicitado a Cuba o apoio no reforço de médicos no combate à Covid-19 em Angola.

Silva Lutucuta informou que os técnicos cubanos vão reforçar o sistema de saúde nacional, particularmente nas especialidades de cuidados intensivos, pneumologia, saúde pública, virologia e infecciologia.

A responsável governamental acredita que este mês será dado "um salto muito grande" na capacidade de diagnóstico e explicou que o Ministério da Saúde está a reforçar os meios de terapia intensiva para apoiar os doentes, com a aquisição 380 ventiladores para todo o País.

Estavam igualmente em curso "acções de formação acelerada" para os técnicos e a ser adquiridos testes fabricados em Inglaterra "para fazer testagem em massa", devendo o laboratório de referência passar apenas a fazer a confirmação, explicou a titular da pasta da Saúde.

Angola regista um total de 19 casos positivos de Covid-19, dos quais resultaram duas mortes e igual número de casos recuperados. Todos os casos são importados.