O director adjunto do Instituto Nacional de Luta Contra a SIDA (INLS), José Carlos Van-Dúnem, revelou ao Novo Jornal, à margem do Dia Mundial da Luta contra a Sida, que em Angola a prevalência da doença é mais elevada em mulheres do que em homens devido "à facilidade que elas têm de se contaminar".

Segundo José Van-Dúnem, a conclusão resulta de consultas com mulheres grávidas, desfecho que coincide com os dados revelados, recentemente, pelo Instituto Nacional de Estatística na realização do Inquérito de Indicadores Múltiplos de Saúde (IIMS) referente ao ano 2015/ 2016. "As mulheres lideram as estimativas, com 180.687 casos, enquanto nos homens a cifra ronda os 121.336, dos quais 11.997 resultaram em óbitos", contabiliza o responsável, que olha com "bastante preocupação" para o índice elevado de crianças portadoras da doença, que neste momento atinge cerca de 24 mil casos.

Para António Coelho, secretário executivo da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), os dados do INLS precisam de actualização porque se trata de uma percentagem que vem sendo apresentada já há cinco anos.

(Leia o Especial Informação na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)