Durante o encontro com os estudantes universitários, os deputados Manuel Savihemba e Adérito Candambo, ambos do Grupo Parlamentar da UNITA, e Rosa Cacuhu, João Muhembo e João Mucanda, do MPLA, foram informados de que a situação social das comunidades locais inspira "muitos cuidados".

"Exigimos que os deputados vivam de perto a situação caótica que os habitantes destas províncias enfrentam. Esperamos que sejam os transmissores das nossas preocupações ao Executivo", recomendaram.

Os estudantes queixaram-se de que quando terminam a formação superior não conseguem emprego, uma situação que aflige centenas de estudantes licenciados.

"Quando o Executivo reclama que não há quadros nas províncias, isso não corresponde à verdade. Hoje, muitos municípios destas províncias não têm professores, por culpa dos próprios responsáveis locais", argumentaram os alunos.

Os estudantes universitários destas regiões manifestaram ainda a sua preocupação face ao abandono das obras por parte dos empreiteiros que vencem concursos públicos.

"Milhares de obras estão abandonados e ninguém diz nada. Esperamos que os senhores deputados informem estas situações nos vossos debates parlamentares", indicaram.

Os parlamentares dos três círculos provinciais, nas suas respectivas sedes, falaram sobre como funcionam as várias comissões do Parlamento, comissões de trabalho, grupos inter-parlamentares, delegações parlamentares e o grupo de deputados residentes.

Durante os encontros, os deputados informaram ainda, detalhadamente, sobre a composição da legislatura, que é o conjunto de cinco sessões legislativas ou anos parlamentares. O coordenador do Centro Nacional de Aconselhamento "NCC", Isidro Cambamba, que organizou os encontros, destacou a participação de mais de 600 estudantes universitários.

O NCC é uma organização não-governamental de direito angolano, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 1999.

Contudo foi instituída de «jure» em 2000, conforme estabelece o Diário da República nº. 43 séries III de 13 de Outubro. De uma maneira geral, o NCC ao longo destes anos, tem vindo a contribuir para a educação, formação e informação dos cidadãos sobre diferentes assuntos de interesse público, através das áreas cívica, jurídico-legal, ético humana, psico-médica e desenvolvimento comunitário, e intervindo em processos legislativos.

Tem também desenvolvido um conjunto de actividades, nomeadamente a formação em educação cívica e direitos humanos, advocacia, liderança feminina e publicação de estudos e reprodução de diplomas legais, realização de conferências, seminários e fóruns províncias, entre outros.