De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Saúde, a unidade hospitalar registou, até agora, um total de 11 casos, e está em marcha um Plano de Contingência para o controlo do vírus da Dengue em todo país, no âmbito do combate multissectorial das epidemias com todos os actores envolvidos.

A medida, a ser executada pelo Ministério da Saúde (MINSA), acontece depois do registo de duas mortes no hospital pediátrico "David Bernardino", em Luanda, e surge na sequência da notificação, desde o dia 1, de oito novos casos de dengue, com complicações hemorrágicas, pelo hospital pediátrico, em pacientes com idades entre os 3 e os 13 anos, confirmados laboratorialmente como positivos.

Os objectivos do plano passam pela "implementação de medidas de saúde pública de emergência, para reduzir a morbilidade e mortalidade e a transmissão do vírus da dengue na população, minimizando, ao máximo, o impacto socio-económico da epidemia em Angola".

A intensificação e detecção precoce dos casos na comunidade, nas unidades de saúde públicas e privadas, e a respectiva notificação, transferência oportuna e seguimento de eventuais casos e famílias afectadas constam igualmente das medidas em curso.

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

São sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome; vómitos persistentes; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico); sangramento de mucosa ou outra hemorragia; aumento progressivo do hematócrito; queda abrupta das plaquetas.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão vertical (gestante - bebé) e por transfusão sanguínea. A dengue não é transmissível de pessoa a pessoa.

O período de incubação no ser humano varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Após este período, surgem os sintomas da doença.