De acordo com a PN, o crime de homicídio voluntário foi presumivelmente praticado por um cidadão de 26 anos de idade, desempregado, entretanto detido.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Huíla da Polícia Nacional (PN), inspector-chefe Luís Filipe Zilungo, o episódio ocorreu no mercado informal da Alemanha, cerca das 19:00 desta quarta-feira, com recurso a instrumento contundente (pau).

"O facto ocorreu quando a vítima tentou furtar duas cabeças de gado caprino. Em retaliação, o acusado desferiu-lhe vários golpes, causando-lhe morte imediata", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

Luís Filipe Zilungo disse ainda que, no mesmo período, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) registou dois crimes de violação sexual com agressões físicas, no município do Lubango, nos bairros da Mitcha e Patrice Lumumba.

O porta-voz acrescentou que a vítima do crime ocorrido no bairro da Mitcha é uma menor de 10 anos, estudante, sendo o prevaricador o tio da criança.

"A situação ocorreu quando o acusado (tio) se dirigiu para a residência onde se encontrava a menina, por estar sozinha no local, este agarrou-a e forçosamente manteve cópula ilícita", explicou, acrescentando que a segunda vítima do crime de violação sexual no bairro Patrice Lumumba é uma professora de 31 anos.

"O acto aconteceu na via pública, nas imediações da ponte dos Laureanos, quando a ofendida se dirigia para sua residência em companhia de uma estudante de 29 anos (vizinha da vítima). No percurso foram interpeladas por meliantes, empunhados de arma branca (faca), e, sob ameaças, mantiveram cópula ilícita com a primeira identificada e subtraíram diversos meios", esclareceu.