O cidadão João Vicente, de 35 anos, natural da Huíla, ficou preso sem ter cometido crime, de 12 de Abril de 2012 a 04 de Junho de 2020, precisamente oito anos, um mês e 22 dias, em três estabelecimentos prisionais da província de Luanda - nas Comarcas Central de Luanda, de Viana e no Estabelecimento Prisional de Calomboloca. A denúncia foi feita, esta semana, ao Novo Jornal pela DILIDE-Direito, Liberdade e Democracia, associação sem fins lucrativos, que busca reverter condenações de inocentes.
De acordo com o presidente da DILIDE, o advogado António da Fonseca, para além de nunca ter sido ouvido em tribunal e a sua detenção ter excedido o prazo máximo de prisão preventiva, João Vicente ficou preso sem processo legal.
Após tomarem conhecimento do caso, explica António da Fonseca, os advogados contactaram o procurador junto dos estabelecimentos prisionais de Viana e Calomboloca, José Rodrigues Cambuta, que há anos, sabia da referida ilegalidade, tendo este orientado a transferência de João Vicente da cadeia de Calomboloca para a de Viana, onde foi solto, depois de "muita pressão dos advogados".
"Confirmou-se, na cadeia de Viana, junto do representante do Ministério Público ser verdade a existência de um detido naquelas circunstâncias. Foi assim que solicitámos a alteração imediata da medida de coacção, que pendia sobre o indivíduo, alertando das consequências que daí viriam. Felizmente, e porque não se esperava outra posição, dada a contundência com que se defendeu o injustiçado, foi logo a seguir restituída a liberdade a João Vicente", explicou.
Outra ilegalidade alertada pelos advogados é que, após a libertação do jovem, no dia 04 de Abril, percebeu-se que o mandado de soltura passado pela Procuradoria-Geral da República foi assinado por uma procuradora que há quatro meses deixou de prestar serviços junto da Comarca de Viana e tinha a data "18 de Abril de 2012" (data ressalvada minutos depois por José Rodrigues Cambuta). Com base nessa data, João Vicente deveria ser solto três dias depois de ser lavado à cadeia (foi preso no dia 12 de Abril de 2012), mas ficou preso cerca de 4.432 dias.
(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)
..............................................................................