A PN esclarece que o incidente ocorreu na madrugada de quinta-feira, por volta de 1:30, "quando um bando, armado com AKM-47, pistolas, facas, catanas, ferro e alicate, tentou resgatar da cadeia do Luzia, situada na província da Lunda Norte, o assaltante, que se encontra detido por posse ilegal de arma de fogo".

O homem havia sido preso há uma semana, depois de praticar um violento assalto a uma residência e a um estabelecimento comercial na cidade de Saurimo.

O comunicado refere ainda que "os homens foram atingidos mortalmente quando abriram fogo contra os efectivos dos Serviços Prisionais (SP) que se encontravam em serviço na referida madrugada".

A PN revelou ainda que três agentes dos Serviços Prisionais ficaram feridos em consequência desta acção.

Os efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e da Polícia Nacional, colocados na Ordem Pública, foram accionados e detiveram no local 18 integrantes desta associação criminosa.

O NJOnline soube de fonte do SIC-Lunda Sul, que os 18 indivíduos detidos foram presentes na manhã de hoje, sexta-feira,1, ao magistrado do Ministério Público (MP) para o primeiro interrogatório judicial para aplicação de medida de coação, tendo-lhes sido aplicada a medida mais severa, a prisão preventiva.