A informação foi avançada hoje ao NJOnline, pelo director de comunicação e Imprensa do comando da polícia de Luanda, intendente Hermenegildo de Brito, que afirmou que os efectivos estarão distribuídos nos vários sectores que comportam o cordão de segurança.

"A última missa que irá decorrer no Domingo contará com 700 efectivos, pois, entende-se, como sendo o principal dia da peregrinação em que haverá o aumento dos efectivos para garantir segurança nos peregrinos", assegurou.

Hermenegildo de Brito lembra que se trata de um evento que envolve muitas pessoas, e, "atendendo às possíveis ameaças e riscos, torna-se imprescindível a adopção de medidas de prevenção que possam anular quaisquer situações anómalas que podem ocorrer no local ou nos arredores".

Proibida a venda de bebidas alcoólicas na Vila da Muxima

"As bebidas alcoólicas serão proibidas na Vila da Muxima, mas nas noutras localiades poderão efectuar o comércio sem transgredir as orientações da corporação", avisou o responsável em declarações ao NJOnline.

O oficial salientou, entretanto, que as peregrinações à Muxima têm sido imbuídas de sentimento de muita euforia.

"Apesar de ser um movimento religioso, muitos dirigem-se ao Santuário com objectivos inconfessos e verifica-se, muitas vezes, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, roubos e furtos. Não vamos tolerar quaisquer actos de vandalismo", garante o oficial.

De acordo com Hermenegildo de Brito, a Polícia Nacional vai intensificar também a segurança rodoviária para prevenir a sinistralidade rodoviária nas estradas nacionais 100, 110, 225 e 230, que dão acesso ao Santuário.

"Vamos realizar patrulhamento nas estradas nacionais, fiscalizar a condução sob efeito de álcool, bem como o transporte de passageiros em excesso de lotação ou em veículos de transporte de mercadorias, especificamente, até ao último dia do evento", disse.

O responsável fez saber ainda que PN vai também implementar o patrulhamento fluvial com a intervenção do Comando Nacional da Polícia Fiscal.

"Vamos também realizar patrulhamento fluvial ao longo do rio Kwanza desde a comuna de Calumbo à Vila da Muxima, fazendo o percurso Muxima Dondo, Cabo Ledo e Praia do Sangano, bem como fiscalização nas embarcações que transgridam as leis e regulamentos marítimos", descreveu.

Participam do evento cerca de um milhão de fiéis e entidades religiosas das igrejas que compõem a CEAST, provenientes das 18 províncias e de países estrangeiros.