Visivelmente preocupados, alguns dos professores que aguardam por informações sobre a prometida integração no sistema de ensino admitiram ao Novo Jornal online que começa a ser "demasiado tarde" para serem devidamente informados sobre a real situação em que se encontram.

O inspector provincial da Educação, Lourenço Neto, explicou ao Novo Jornal que a direcção provincial da educação está a trabalhar no processo para que estes professores sejam integrados ainda neste ano lectivo.

"Ainda não temos uma data para a realização da conferência de imprensa sobre os candidatos ao concurso público de 2014 porque estamos a trabalhar para enquadrá-los neste ano lectivo", esclareceu o inspector provincial da educação Lourenço Neto.

De acordo com Campos Leonardo, um dos mais de 1500 candidatos do concurso público de 2014, o silêncio do Ministério da Educação está a gerar "enorme preocupação" porque a abertura do ano lectivo 2017 será já daqui a dias, a 01 de Fevereiro.

"Quando dei entrada dos documentos na Direcção Provincial, o nome tinha saído para recebermos a guia de marcha. Dias depois, recebemos uma mensagem a dizer que o processo estava cancelado por tempo indeterminado e até agora não temos nenhuma informação sobre o andamento do processo", disse.

Por seu turno, Muchixo Pedro explicou que no dia 05 de Julho estava marcado um seminário dos professores, onde se esperava que fosse dada uma explicação sobre o andamento do processo, mas também este foi cancelado sem nenhuma informação prévia.

"Daqui a pouco, o ano lectivo de 2017 começa e nós estamos aqui sem nenhuma explicação, nem guia de marcha, nem nada que nos indique ou garanta que seremos enquadrados", lamentou este candidato a professor de 29 anos.

Recorde-se que o concurso público realizado em 2014 pelo Ministério da Educação ficou paralisado devido a problemas orçamentais, tendo, na altura, sido avançada como justificação a falta de recursos gerada pela crise económica que o país vivia, e vive, por causa da acentuada queda do preço do petróleo nos mercados internacionais

Para já, a única tábua a que estes professores se podem agarrar é a promessa feita pelo inspector provincial da educação, Lourenço Neto, de que as informações tão aguardadas serão fornecidas em breve, provavelmente depois de resolvidos os problemas que estão a impedir o seu enquadramento pelos serviços do Ministério da Educação.