O crime ocorreu na noite de segunda-feira,25, no interior da habitação do casal, no bairro Calilongue Primeiro, na cidade do Huambo.

Segundo o director de Comunicação da Delegação do Ministério do Interior no Huambo, intendente Martinho Kavita Satito, a mulher confessou às autoridades que cometeu o crime porque o companheiro a agredia com frequência.

"A mulher admitiu durante o interrogatório ter colocado veneno na comida do marido, depois de ambos terem, mais uma vez, discutido", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

Martinho Kavita revelou ainda que a vítima se entregou à polícia porque se apercebeu que um dos vizinhos fez queixa no piquete do Serviço de Investigação Criminal (SIC) Huambo, da violência doméstica.

A decisão de se entregar às autoridades resultou, segundo disse ao NJOnline a fonte da polícia, da constatação de que havia uma queixa mas desconhecia o seu conteúdo e pensou tratar-se de uma denúncia sobre o homicídio quando, na verdade, era por causa da violência doméstica.

A mulher está em prisão preventiva desde terça-feira e o corpo do homem foi levado para a morgue do Hospital da cidade do Huambo para realização de autópsia.

A polícia ainda não tem dados sobre o tipo de veneno usado, admitindo que essa informação possa ser recolhida no decursos dos exames periciais.

O casal vivia junto há seis anos.