O Relatório de Pobreza Multidimensional nos Municípios de Angola, foi apresentado esta quinta-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que usou dados do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH ou Censo), realizado em 2014.

O Índice de Pobreza Multidimensional apresentado pelo INE é composto por quatro dimensões: Saúde, educação, qualidade da habitação e emprego, e mais 11 indicadores que foram seleccionados com base em consultas técnicas internas.

O resultado das estimativas municipais para o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), bem como o da incidência da necessidade e intensidade da pobreza, mostram que 65 dos 164 municípios apresentam uma incidência de pobreza de 90 por cento, ou seja, pelo menos nove em cada 10 pessoas nestes municípios são multidimensionalmente pobres.

Os dados mostram que os municípios do sul e leste do País são os mais pobres, e, segundo o INE, os resultados apresentados hoje, apesar de serem do Censo-2014, não estão desajustados.

Durante o acto de apresentação do relatório, a representante do Instituto Nacional de Estatística, Eliana Quintas, disse que o estudo identificou 65 municípios do País mais pobres no domínio dos serviços de saúde, saneamento básico, registo civil, acesso à educação e água potável.

Eliana Quintas salientou ainda que o agravamento da pobreza em Angola tem a ver com a elevada taxa de desemprego nos jovens e adultos, bem como qualidade habitacional.