"O objetivo é garantir a efectividade da livre circulação de pessoas e bens, promover o desenvolvimento da economia nacional, o turismo, o investimento nacional e estrangeiro, proporcionar também maior segurança aos utentes das estradas nacionais e complementares", afirmou Orlando Bernardo, director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional.

A medida, em exercício há uma semana, determina a implementação de um sistema de patrulhamento aleatório de trânsito nas estradas nacionais e complementares o objectovo de garantir a "segurança rodoviária e a livre circulação de pessoas e bens", esclareceu.

Numa semana, a Polícia Nacional deteve mais de 200 cidadãos estrangeiros ilegais, fruto do novo modelo de controlo e fiscalização rodoviária, garantindo que apesar de se levantarem esses postos de controlo "continuará a haver actividade policial".

"E esta medida tem estado a trazer resultados positivos para a actividade da polícia. Os cidadãos podem ficar tranquilos que as actividades da Polícia Nacional na manutenção da segurança continuam, garantidas através de medidas adicionais criadas para o efeito", concluiu.