Citado pelo Jornal de Angola, o Rei do Bailundo, Armando Calupeteca "Ekuikui V", depois de ter estado em Muculo e Ngola, nos túmulos da Rainha Njinga e do Rei Ngola Kiluanje, disse que estes deveriam ser trasladados para a capital da província de forma a permitir um melhor acesso aos monumentos e ao seu estudo.

Isso, porque para o Rei do Bailundo, é essencial estudar e melhor divulgar a importância do contributos dos dois soberanos, do Ndongo e da Matamba, na resistência à ocupação colonial, permitindo ainda a mudança de local um melhor cuidado na sua preservação devido à falta de acessos à actual localização dos túmulos, a cerca de 250 quilómetros da capital da província.

Esta visita do soberano do Bailundo é fruto de uma retribuição da deslocação que o Rei do Ndongo fez no ano passado ao Bailundo, na província do Huambo.

Ainda citado pela JA, o director da Cultura do município do Bailundo, Mateus Lumingo, sublinhou a importância da conservação e valorização deste património como forma de manter a memória mas também como pontos de interesse na promoção turística das localidades.