As mexidas que o Presidente da República, João Lourenço, está a implementar na gestão das empresas públicas vão estender-se, nos próximos dias, ao sector da comunicação social.

Segundo o Novo Jornal Online apurou, os presidentes do conselho de administração da TPA, Jornal de Angola e RNA estão de saída, e os seus sucessores já foram escolhidos.

Os nomes que estão a ser apontados para a liderança desses três órgãos estatais são Victor Silva, ex-director do Novo Jornal, que deverá ser o PCA do Jornal de Angola; José Guerreiro, director geral da TVC, concessionária dos espaços publicitários da TPA, televisão cuja liderança deverá assumir; e Amílcar Xavier, jornalista que se transferiu para a comunicação institucional e que agora estará de regresso à velha casa: Rádio Nacional

Os novos PCA"s vão entrar para os lugares de António José Ribeiro (Jornal de Angola) - que exerce as funções há cerca de uma década - Hélder Manuel Barber Dias dos Santos (TPA) e Henrique Manuel João dos Santos (RNA).

Deles se espera que "mantenham uma maior abertura e aprendam a conviver com a crítica e com a diferença de opinião, favorecendo o debate de ideias, com o fim último da salvaguarda dos interesses da Nação e dos cidadãos", conforme pediu o Chefe de Estado e do Executivo no discurso de tomada de posse.

João Lourenço prometeu ainda "assegurar um maior investimento público no sector da comunicação social, de modo que os angolanos tenham acesso a uma informação fidedigna em todo o território nacional".