Segundo constatou o Novo Jornal Online, o mau estado de conservação é apontado como sendo a maior preocupação dos utentes, bem como às constantes fissuras nas redes de protecção, e temem que as mesmas possam desabar a qualquer momento.

Trata-se das pedonais da Moagem (na Estalagem), Robaldina (junto ao Alimenta Angola), e da Ponte Amarela, na Vila de Viana, onde passam milhares de pessoas por dia.

Teresa António, moradora no bairro Caluguengo, disse que prefere atravessar por baixo da Ponte Amarela, correndo o risco de ser atropelada, em vez da pedonal porque teme que a mesma possa desabar em função das constantes oscilações.

"A ponte mexe muito e dá medo passar por cima, também já não há protecção como antes, os arames que protegiam as pessoas praticamente não existem. Por isso prefiro atravessar correndo a estrada. Sei que não é certo mas não tenho outra saída", contou.

Maria camisinha, vendedor ambulante na zona do Alimenta Angola desde 2014, explicou ao Novo Jornal Online nunca ter visto uma equipa de técnicos a fazer a manutenção ou limpeza na pedonal.

"Aqui nunca fizeram manutenção, apenas vêem pessoas a colocam bandeiras e papel de publicidade, mas verificar que é bom não fazem", disse.

"As vezes fazemos limpeza, mas não é suficiente, isso carece mesmo de manutenção da parte dos responsáveis, porque desde que inauguraram esta ponte nunca fizeram manutenção", disse Osvaldo Bessa, membro da comissão de moradores do distrito da Estalagem.

Administração de Viana reconhece falta de manutenção

O administrador adjunto de Viana para a Área Técnica, Fernando Binje, disse ao Novo Jornal Online reconhecer a falta de manutenção das pedonais na sua área de jurisdição.

"É uma situação que nos preocupa na verdade, porque deste que se colocaram as pedonais, há anos, nunca se fez manutenção. O problema é mesmo só manutenção, pese embora as pessoas desconfiam que a qualquer momento as pontes podem desabar, mas não há esse risco", disse o também arquitecto.

Fernando Binje garantiu que a semana passada, uma equipa técnica da administração de Viana e GPL trabalharam na verificação de algumas pedonais, onde foram feitos levantamentos e reaperto dos parafusos, verificação das estruturas metálicas bem como as bases de betão.

"Este levantamento foi feito por empresas privadas, estamos à espera que nos enviem as facturas das propostas para encaminhamos a instância superior", disse, acrescentando: "É um trabalho conjunto entre Administração Municipal, GPL e o Ministério da Construção".,

"O trabalho já esta feito, apenas estamos a aguardar pelas propostas das empresas que fizeram os levantamentos, para a realização das manutenções", concluiu.

O responsável mostrou-se ainda preocupado com a faltas de higiene nas pedonais bem como a venda ambulante e a circulação de motorizadas "vulgos Kupapatas" que carregam produtos pesados que não são permitidos.