O homem, que é motorista do INEMA, estava a fazer estes serviços "por fora", foi detido na segunda-feira pela Polícia Nacional e, segundo fonte do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que assumiu o caso, segundo fonte citada pela Angop, depois de ter dito que ia levar a viatura de socorro para a lavar numa estação de serviço da cidade.

Os agentes da polícia detiveram-no quando seguia na estrada que liga Mbanza Kongo à comuna de Madimba com quatro mulheres a bordo, a quem tinha distribuído batas descartáveis para que, se fosse mandado parar pelas autoridades, estas passassem por enfermeiras em serviço.

O homem foi detido devido a uma denúncia anónima, disse o responsável do INEMA na região, Manuel Jorge, acrescentando que o alerta surgiu quando soube que estava a circular uma ambulância do INEMA na Estrada Nacional 120 quando não havia nota de qualquer serviço oficial naquela área.

Levantada a suspeita de uso indevido da viatura de socorro, a PN foi accionada e o motorista mandado parar e detido de seguida.

O INEMA conta com cinco ambulâncias na cidade de Mbanza Kongo, com um total de 12 técnicos, incluindo médicos, enfermeiros e motoristas.