Esta mostra, que integra mais de 50 obras, resulta de uma colecção de Federico Fernández, director da obra cultural FUNIBER, que iniciou esta colecção com a compra de uma litografia assinada à mão por Miró numa sala de leilões, em Barcelona. Esta primeira obra chama-se Artefacto e faz parte da exposição que agora pode ser vista em Luanda.

Joan Miró nasceu em Barcelona, em Espanha. Falecido em 1983, foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramista que criou a sua própria linguagem artística e que retratou a natureza de uma forma singular, fazendo assemelhar os seus traços aos de um primitivo ou de uma criança.

Segundo o curador, a obra cultural da FUNIBER permitiu-lhe recuperar e exibir em vários locais parte as litografias que compõem "Jardim de Miró", uma das séries completas agora em exposição na galeria do Banco Económico.

"São 20 litografias publicadas em 1975, numa luxuosa pasta intitulada "Maravilhas com variações acrósticas no jardim de Miró" e acompanhadas de poemas escritos por Rafael Alberti especificamente para esta publicação", esclarece Federico Fernández.