Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - ECONOMIA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2017 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.

O seu voto informado determina o vencedor. Conheça os três perfis, por ordem alfabética, aqui.


Alves da Rocha, economista e professor

Manuel José Alves da Rocha, angolano (natural de Malange) de 69 anos de idade, é economista de formação, com pós-graduações, em França, nos domínios de modelos económicos e práticas económicas restritivas, contando com uma vasta e diferenciada actividade de investigação e consultoria económica e institucional, bem como de docência universitária em Angola e Portugal.

Dirige, presentemente, o Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola, criado em 2002, pioneiro em Angola no domínio da investigação em ciências humanas.

Alves da Rocha colaborou, igualmente, com o Banco Mundial, Banco Europeu de Investimento, Organização Internacional do Trabalho e o CNUCED. Além disso, foi consultor técnico principal de diferentes organismos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) durante 10 anos e, entre 2001 e 2008, trabalhou com a Comissão Europeia, em Angola.

Com diversos trabalhos de investigação sobre a realidade económica e social de Angola e África em geral publicados, Alves da Rocha participou, ainda, em 14 colectâneas de textos de vários autores angolanos e estrangeiros.

A sua intervenção social tem-se traduzido, também, na apresentação de muitas conferências e palestras em Angola e no estrangeiro e em numerosos artigos em revistas científicas de índole económica e social (em colaboração com o Christien Michelsen Institute), bem como na publicação de artigos de opinião em revistas nacionais e estrangeiras sobre a temática económica e social angolana e africana.

Mantém desde 2009 uma coluna de opinião quinzenal no Semanário Expansão (de índole económica) e desde a sua fundação também uma coluna de opinião bimestral na Revista África 21.

É membro da Academia de Ciências de Lisboa (Académico Correspondente), da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Senado da Universidade Católica de Angola, da Ordem dos Economistas Portugueses, da Associação Angolana de Economistas, da Canadian Association of African Studies (desde 1998), do Centro de Estudos Africanos do ISCTE (Portugal), do Centro de Estudos Sociais e Desenvolvimento, do Centro de Estudos Estratégicos de Angola e do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.


Filomena Oliveira, empresária e activista social

Mais conhecida por Filomena Oliveira, Maria Filomena Ramos de Oliveira tem como principais traços característicos o facto de ser uma pessoa enérgica, boa comunicadora. Profissional rigorosa, defende a necessidade de existirem procedimentos claros, para que a responsabilidade seja individualizável.
A Dona Filomena - como é tratada pelos seus colaboradores - nasceu e viveu os seus primeiros anos no seio dos Himba, um dos povos integrantes da etnia Herero.
Profissionalmente formada em Marketing e Gestão
Filomena Oliveira foi consultora e formadora da ADF (American Development Foundation).
Foi Oficial do Programa do PNUD onde era responsável pela mobilização de Recursos para os projectos das Nações Unidas e das ONGS EM Angola , fazendo a ligação entre os "Doadores" e o Governo Anglano
Já foi consultora do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS), tendo sido facilitadora sobre grupos vulneráveis junto da Direcção Nacional da Assistência e Promoção Social (DNAPS).
Dirigiu o Projecto bilateral ANGOLA/HOLANDA, com a tarefa de repatriar exilados políticos e assegurar a ligação entre o Governo da Holanda através da respectiva Embaixada em Angola e o Governo de Angola representado pelo MINARS.

No campo empresarial, é sócia administradora da Kayama Serviços de Segurança Lda. Continua a ter grande intervenção no campo do Marketing, onde é sócia gerente da Central de Ideias Lda - Empresa de Consultoria, Comunicação Marketing e Imagem.
Enquanto Vice-Presidente da CEA - Confederação Empresarial de Angola é coordenadora: do grupo que integra a AGT, Dívida Pública e Contratação Publica junto do Ministério das Finanças, e junto do Ministério da Economia e Planeamento do Grupo que trata do Crédito Cooperativo e Cooperativas Polivalentes. Integra a comissão do CONGRESSO DE PRODUÇÃO NACIONAL que se realizará de 27 a 28 de Junho de 2018.
Outras actividades

- Vice-Presidente da AAPCIL - Associação Agro Pecuária Comercial e Industrial da Huíla.
- Vice-Presidente e Membro Fundador da CEA - Confederação Empresarial de Angola, responsável pelas questões tributárias.
- Membro fundador e da Direcção da AAEPM - Associação Angolana das Empresas de Publicidade e Marketing.
- Membro da Direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto - (2007/ 2011).
- Vice-Presidente e co-fundadora da Associação Lusófona do Norte de Inglaterra (1993).


José Severino, presidente da AIA

José Severino é, actualmente, presidente da Associação Industrial Angolana (AIA). Foi promotor do Projecto "FILDA" (Luanda 1994-2005), Sócio Gerente de Empresas Comerciais e Industriais, Vice-Presidente da Confederação Empresarial - CPLP, Editor do Programa Económico "Vector" na Rádio LAC, Membro do Conselho Nacional de Concertação Nacional e Membro do Conselho da República

Nascido no Huambo, Severino foi educado em Benguela e antes de entrar do campo do dirigismo em Luanda, foi estudante bolseiro da Câmara Municipal de Benguela.

Entre os muitos cargos que ocupou ao longo da sua vida, destaca-se o exercício como Membro do Conselho Nacional Eleitoral (1992), Assessor de Negociações Militares (Moscovo e Israel - 1993) e de vice- presidente da direcção da AIA.

VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria ECONOMIA aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]