De acordo com a Polícia Civil brasileira, que investiga o crime, Walter Etna Duvall, de 34 anos, poderá ter sido assassinado por causa dos textos que publicava num blogue pessoal, cujo conteúdo era marcadamente crítico em relação à gestão do município de Abel Figueiredo, situado no sudeste do estado do Pará.

Conhecido pela veia contestatária, Walter escreveu artigos sobre a falta de pagamento dos trabalhadores municipais de Abel Figueiredo, bem como sobre algumas disfuncionalidades do município, nomeadamente na área da Saúde e Segurança.

Casado com uma brasileira e pai de duas meninas, Walter foi alvejado diante da filha mais velha, de apenas três anos, numa momento em que houve um corte de energia no município.

"Walter estava sentado em frente de sua casa com a filha mais velha de 3 anos de idade, quando um homem desconhecido se aproximou e efectuou dois disparos, um na cabeça e outro no peito. Walter ainda tentou correr pra dentro de casa, mas acabou caindo morto dentro do quarto, local onde que estava sua esposa", descreve a imprensa local.