Esta manhã, como o Novo Jornal testemunhou no local, o general Hélder Vieira Dias "Kopelipa" compareceu na DNIAP acompanhado do seu advogado Sérgio Raimundo, que no final não aceitou prestar qualquer declaração sobre o assunto, tento confirmado apenas que nas próximas horas a PGR vai emitir o comunicado, tal como adiantou a fonte do DNIAP ao NJ.

O facto foi confirmado também pelo porta-voz da PGR, Álvaro João, que não entrou em pormenores, mas adiantou que o Ministério Público está a trabalhar no âmbito do processo de recuperação de activos.

"Nas próximas horas ou dias vamos emitir um comunicado sobre este e outros processos. Devem mesmo esperar", disse o porta-voz da PGR.

Hoje o dia esteve reservado apenas para audição do general Hélder Vieira Dias "Kopelipa", que está constituído arguido no mesmo processo que o também general Leopoldino do Nascimento "Dino", antigo chefe das comunicações da Presidência da República do Governo de José Eduardo dos Santos.

Os dois generais foram constituídos arguidos em finais de Setembro por haver fortes indícios de terem beneficiado dos negócios que o Estado teve com a empresa China International Fund (CIF). Entretanto, uma fonte da PGR garantiu que os oficias generais gozam de imunidade e não podem ser presos preventivamente antes do despacho de pronúncia.

Esta quarta-feira o antigo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do ex- Presidente da República deixou a DNIAP por volta das 17:30, na companhia do seu advogado.

De recordar que, em Fevereiro último, a Procuradoria-Geral da República anunciou a apreensão dos edifícios CIF Luanda One e CIF Luanda Two, localizados na baixa da capital, em posse da empresa de direito angolano China International Fund Limitada.

Os edifícios foram apreendidos no âmbito da Lei sobre o Repatriamento Coercivo e Perda Alargada de Bens e da Lei Reguladora das Revistas, Buscas e Apreensões. Foram igualmente apreendidos mais de mil imóveis no Condomínio Vida Pacíca e no Kilamba, todos em Luanda.