O assalto, de que foram vítimas dois cidadãos chineses, teve lugar na tarde de ontem, quarta-feira, cerca das 14:30, mas as três vítimas mortais são cidadãos nacionais, um dos assaltantes, um acompanhante dos cidadãos estrangeiros e um terceiro homem que nada tinha a ver com esta situação mas que foi atropelado durante a fuga.

Um dos assaltantes morreu ao embater com a cabeça no asfalto quando tentava meter-se em fuga e a sua motorizada embateu numa pedra.

Os dois assaltantes, dos três inicialmente envolvidos, que se faziam transportar em duas motorizadas, levaram consigo 2,1 milhões de Kwanzas que pertenciam aos dois cidadãos chineses.

A polícia e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) Luanda desconhecem, ainda, o paradeiro e a identidade dos marginais.

Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN), intendente Hermenegildo de Brito, o episódio aconteceu às 14:30, desta quarta-feira,13, quando três elementos a bordo de duas motorizadas interceptaram uma viatura ligeira, de marca Toyota Land Cruiser, modelo Prado.

"No interior da viatura seguiam quatro individuos, sendo dois angolanos e dois chineses. O motorista, ao aperceber-se que se tratava de um assalto, tentou fugir e atropelou mortalmente um jovem que se encontrava a atravessar a estrada", disse o oficial, acrescentando que os assaltantes ficaram furiosos pelo facto de o motorista tentar fugir.

Hermenegildo de Brito salientou, no entanto, que no momento em que os assaltantes se aproximaram da viatura "efectuaram alguns disparos atingindo mortalmente o outro cidadão nacional que se encontrava no interior do veículo automóvel".

"Após os assaltantes terem retirado os valores que se encontravam no interior da viatura, e quando tentavam fugir, uma das motorizadas embateu contra uma pedra e um dos assaltantes caiu e embateu com a cabeça no asfalto tendo morte imediata", explicou.

O responsável fez saber ainda que PN e o SIC estão a trabalhar no sentido de localizar e capturar os elementos em causa.