Segundo documentos revelados pela imprensa namibiana, o Governo de Windhoek, através do Ministério das Empresas Públicas, tem as conversações mais adiantadas com a companhia alemã, que leva actualmente uma vantagem sobre as outras interessadas em adquirir a totalidade ou parte da Air Namibia.

Na busca de uma solução para esta empresa, afogada que está numa gigantesca dívida que o Estado deixou de ter disponibilidade para salvaguardar, segundo o jornal The Namibian, em cima da mesa está a tentativa do ministro das Empresas Públicas, Leon Jooste, de encontrar parceiros que estejam interessados em integrar um projecto empresarial que permita colocar a Air Nambia, empresa com múltiplos voos semanais na rota Windhoek-Luanda-Windhoek, em velocidade de cruzeiro.

Um acordo com a Lufthansa nesse sentido poderá ser realidade nos próximos meses, adianta ainda o jornal namibiano, sendo que esta é uma derradeira oportunidade para salvar a empresa na qual o Estado namibiano já injectou, nos últimos 20 anos, mais de 8 mil milhões de dólares namibianos, cera de 500 milhões de dólares norte-amercianos.

Actualmente, a dívida da companhia é de 1,3 mil milhões, o que, sem a continuidade do apoio estatal, em cerca de 12 meses, garante ainda o jornal do país vizinho, a transportadora área estará obrigada a uma aterragem forçada, sendo que já esteve recentemente obrigada a suspender alguns voos regionais devido a uma dívida para com a empresa de manutenção da SAA.