Com voos diários na rota Luanda/Windhoek /Luanda, a Air Namibia tem vindo a atravessar severos problemas de sustentabilidade financeira, tendo em Junho sido obrigada a interromper algumas ligações regionais, entre estas a de Luanda, devido a dívidas avultadas à sua congebere sul-africana, a South AFrican Airways, responsável pela manutenção da sua frota de Airbus A319.

Agora, como relata o The Namibian, a Air Namibia viu o Governo desenhar um plano para resolver o problema que passa pelo seu fecho definitivo, tendo, para isso, sido enviada uma delegação ministerial aos EUA para negociar a saída dos acordos de "leasing" de alguns dos seus aviões.

Se se confirmar esta solução, a mais provável, segundo o jornal namibiano, a rota de Luanda perde mais uma importante companhia aérea a aterrar no aeroporto 4 de Fevereiro, avançando que esta aterragem forçada está já plasmada num documento secreto intitulado "A insustentabilidade da Air Namibia - Non-sustainability of Air Namibia", que explica ponto por poto o porquê de a companhia deve ser fechada de imediato.

Em causa, no topo das razões, está a gigantesca dívida da transportadora, que, para continuar a operar por apenas mais três anos, precisaria de uma injecção de capital de mais de 3,5 mil milhões de dólares namibianos, cerca de 250 milhões de dólares norte-americanos, pelo Estado.

O documento prevê mais três cenários, como um plano de resgate da empresa, com custos estimados em até 3,3 mil milhões dólares namibianos, a elaboração de um totalmente novo plano de negócios, cujos custos sobem para mais de 4 mil milhões e, por fim, o que impõe o fecho da transportadora, que é também o mais barato, na ordem dos 2,5 mil milhões e que foi recomendado pelo grupo criado pelo Governo para analisar o problema.

Uma das questões tidas como decisivas pelo mesmo grupo, segundo o The Namibian, é que a tese de que a Air Namibia é fundamental para ligar Windoek ao resto do mundo, garantindo o actual fluxo de turistas, está "morta", visto que há várias companhias aéreas a fazer esse serviço.

Ainda segundo o mesmo relatório, o Governo namibiano "despejou" na Air Namibia, nos últimos 20 anos, mais de 8 mil milhões de dólares namibianos, cerca de 530 milhões USD, e não está disponível para manter este tipo de despesa para o futuro.

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