Os Eurobonds são obrigações, títulos de crédito, que são colocados em moeda estrangeira num pais terceiro e esta emissão e têm como uma das suas particularidades poderem ser permutáveis, geralmente entre instituições, segundo fez saber o Ministério das Finanças, foi conduzida com sucesso.
Por detrás do sucesso de mais esta emissão de Eurobonds, esteve um roadshow conduzido por uma equipa do Ministério das Finanças (MinFin) liderada pela ministra Vera Daves, tendo passado este por cidades como Nova Iorque, Boston e Londres.
Apesar de o limite ter sido estabelecido nos 3 mil milhões USD, a procura chegou aos 8,44 mil milhões de dólares norte-americanos.
"Dando cumprimento ao Despacho Presidencial, Angola captou 3 mil milhões de dólares dos Estados Unidos, tendo dividido a transacção em duas tranches, reduzindo as taxas juro em 25 pontos percentuais para todas as maturidades", fez ainda saber em comunicado o MinFin.
Uma das parcelas, de 1,75 mil milhões, com maturidade de 10 anos, foi colocada cm uma taxa de juro de 8 por cento, e a segunda parcela, no valor de 1,25 mil milhões, foi colocada com uma taxa de juro de 9,125 %, com maturidade de 30 anos.