Nesta sessão, em que o banco central disponibilizou 80 milhões de euros, foi adquirido o valor total das divisas pelos 16 bancos comerciais que participaram no leilão, com a moeda nacional a atingir os 349,17 kwanzas por Euro e a fixar-se nos 304.04 por Dólar.

Em Outubro estão previstos mais 10 leilões de divisas pelo BNA. As próximas sessões estão marcadas para os dias 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24, 26, 29 e 31.

De lembrar que o BNA, no âmbito da normalização do funcionamento do mercado cambial, retomou, recentemente, a venda de moeda estrangeira nos leilões de divisas sem indicação específica das operações ou importadores para os quais os fundos devem ser vendidos pelos bancos comerciais.

Taxa de câmbio informal cada vez mais próxima da oficial

A diferença entre as taxas de câmbio oficial e a do mercado informal, para dólares e euros, face ao kwanza, está cada vez mais reduzida, com o site Kinguila Hoje a mostrar que a cotação das moedas estrangeiras se situa nos 430 kwanzas por Euro e nos 370 por Dólar desde o dia 30 de Setembro.

A retirada de dinheiro de circulação física tem sido uma medida adoptada pelo BNA para conter a escalada da cotação do Euro e do Dólar no mercado informal, alternativo, embora ilegal e a preços especulativos, para os nacionais e expatriados que não conseguem comprar divisas aos balcões dos bancos, face à crise cambial.
No modelo cambial anterior, até 09 de Janeiro, a cotação era fixada directamente pelo BNA, com o Kwanza indexado ao Dólar, tendo passado desde então a ser a moeda europeia a referência.